Trabalho, é uma atividade que a humanidade realiza a muitos e muitos anos atrás, no passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas, alimentos ou moradia, Ao constituir as primeiras sociedades, ou povos, o trabalho era recompensado por mercadorias (escambo), como uma espécie de troca. Até então, era possível obter um trabalho através de uma simples conversa, sem exigir qualquer tipo de documentação ou comprovação de experiência anterior.
Como o passar dos tempos começa a surgir o trabalho escravo: Com a introdução da pirâmide social, aos menos favorecidos, foram atribuídos trabalhos sem remuneração, e em geral sequer recebiam em contrapartida, moradia e alimentação para a sua subsistência. Predominavam os deveres do trabalhador, sem direito algum.
Logo surgindo o trabalho formal: Com a chegada da industrialização, a partir do século 18 e 19, foi criado o trabalho formal, onde eram definidos as tarefas e a remuneração devida, sendo assim foi criado o contrato de trabalho: No século 20, foi instituído o contrato de trabalho, contendo regras que regem os direitos e deveres entre patrões e empregados. Criou-se então, as primeiras classes trabalhadoras, com a classificação em cargos, funções, atribuições e salários.
Com a criação do trabalho formal, também aparece o trabalho informal: Diante de um mercado recessivo, com muito mais demissões que contratações, surgiu o trabalho informal, através de serviços sem documentação ou qualquer tipo de registro. Embora sem direitos ou garantias do amanhã, para muitos foi a única saída.
Consolidação das Leis Trabalhistas - C.L.T.
No Brasil, mais especificamente no Governo de Getúlio Vargas, foi instituída a maior legislação trabalhista do País, a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, representada pela popular carteira de trabalho, onde o trabalhador brasileiro passou a ser reconhecido pelos seus direitos, além de receber benefícios como férias, décimo terceiro salário, FGTS, aposentadoria, entre outros. Foi uma solução para garantir um sustento mínimo para as necessidades do trabalhador e de sua família, frente ao capitalismo selvagem, voltada a vida de consumo crescente.
Em 05/07/1962 foi Introduzido o 13º salário, e em 13/09/1966 - É criado o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)
Terceirização
Sobre a terceirização e a nova lei que vem sendo discutida nos tempos atuais já comentamos aqui em postagens anteriores, mas agora comentamos sobre o surgimento dessa atividade trabalhista que a partir de 1980, diante de um mercado competitivo, as empresas passaram a atuar com foco dirigido tão somente ao negócio.
Todas as outras atividades, consideradas de apoio, foram transferidas paulatinamente para empresas externas, processo esse denominado de terceirização. Isso resultou em um deslocamento da mão de obra das empresas para as chamadas consultorias externas ou empresas de prestadora de serviços.
Qualificação no trabalho: Com o surgimento do computador, e o crescente uso da tecnologia no trabalho, ela (a tecnologia) tem auxiliado e até substituido o homem em muitas de suas tarefas. Assim, o trabalho no mundo moderno exige cada dia mais uma qualificação do trabalhador. Aqueles que não conseguem a qualificação exigida, estão a mercê do desemprego. Trata-se de um realidade cruel.
Diferença entre Trabalho Formal e Trabalho Informal
Mercado Formal:
Nesse "setor", as pessoas procuram empregos que sigam as normas, respeitem os direitos do trabalhador e que assinem a carteira, além de um bom salário. Apesar de ser o que menos oportunidade têm a oferecer, por ser bastante exigente com os trabalhadores.
Mercado Informal:
Esse é completamente o inverso. Não há respeito as normas, aos direitos do trabalhador e não assinam a carteira e ainda há a irregularidade de salário. E por incrível que possa parecer é o tipo de mercado que mais está em crescimento em nosso país.
Cenários atuais do Mercado de Trabalho
Também já postado anteriormente sobre o cenário atual do mercado de trabalho, mas É importante frisar que para manterem-se no mercado
de trabalho, as pessoas devem buscar especializações na área e cursos de aperfeiçoamento, este é o caminho ideal para quem quer uma carreira de sucesso, o mercado está cada vez mais exigente. O perfil de alguns anos atrás, não atende mais as expectativas atuais. Hoje todo profissional deve estar mais focado, principalmente nos resultados.
O ritmo das mudanças requer que o profissional adote uma postura pró-ativa em relação à educação e desenvolvimento articulado, destacando a formalidade e a informalidade em sua gestão na empresa, os principais dados comportamentais levantados nas organizações são bom humor, a pró-atividade e a facilidade em trabalhar em equipe. É bem mais fácil se o funcionário gosta do que faz e principalmente do ambiente de trabalho, pois ele passa a maior parte do tempo naquele local.
Em postagens futuras vamos comentar sobre um ponto muito importante para os profissionais nos dias atuais, o chamado NetWorking, importantíssimo nos dias atuais, até logo.
Eduardo Cunha
05/05/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário