terça-feira, 5 de maio de 2015

Qualidade, Programa 5S.

No cenário atual em que vivemos várias empresas em busca de competitividade parante a seus concorrentes se preocupam cada vez mais com a padronização de seus processos para assim conseguir controlar melhor suas atividades.

Sendo assim, hoje vamos comentar sobre uma ferramenta muito utilizada e aplicada em grandes empresas no qual auxilia a empresa em padronizar seus processos e assim ser organizada, realizamos um rápido comentário sobre o Programa 5S.

É assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras Japonesas:
  1. Seiri (utilização)
  2. Seiton (ordenação)
  3. Seiso (limpeza)
  4. Seiketsu (higiene) 
  5. Shitsuke (autodisciplina)
O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.


A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional. 

Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

Os principais benefícios da metodologia 5S são:

1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;

2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração;

3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços;

4. Menos acidentes do trabalho;

5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho;

1) SEIRI – Senso de Utilização:

Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilíbrio e bom senso. Onde é realizado o descarte ou realocação de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Os resultados da aplicação do Senso de Utilização são imediatamente evidenciados. 

Benefícios: 
  • Ganho de espaço;
  • Facilidade de limpeza e manutenção;
  • Melhor controle dos estoques;
  • Redução de custos;
  • Preparação do ambiente para aplicação dos demais conceitos de 5S;
2) SEITON – Senso de Organização

O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, etc. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico.

Benefícios:
  • Economia de tempo;
  • Facilidade na localização das ferramentas;
  • Redução de pontos inseguros:
3) SEISO – Senso de Limpeza

Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. Trata-se de manter o asseio do piso, armários, gavetas, estantes, etc. O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparência, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicação do senso de limpeza traz como resultado:

Benefícios:
  • Ambiente saudável e agradável;
  • Redução da possibilidade de acidentes;
  • Melhor conservação de ferramentas e equipamentos;
  • Melhoria no relacionamento interpessoal;
4) SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde

O senso de padronização é traduzido na fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização, placas, etc. Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc. afim de que sejam identificados problemas que afetam a saúde dos colaboradores como os problemas ergonômicos, de iluminação, ventilação, etc.

Benefícios:

  • Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas;
  • Equilíbrio físico e mental;
  • Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc);
  • Melhoria nas condições de segurança;
5) SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina

Definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal para com as etapas anteriores. Este senso é composto pelos padrões éticos e morais de cada indivíduo. Esta etapa estará sendo de fato executada quando os indivíduos passam a fazer o que precisa ser feito mesmo quando não há a vigilância geralmente feita pela chefia ou quando estendem estes conceitos para a vida pessoal.

Benefícios:
  • Melhor qualidade, produtividade e segurança no trabalho;
  • Trabalho diário agradável;
  • Melhoria nas relações humanas;
  • Valorização do ser humano;
  • Cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos;
Lembramos que para se implantar um programa desses nas empresas requer acima de tudo um trabalho de mudanças de comportamento, uma vez que a cultura apresentada por nossos colaboradores atualmente não se encaixam em muitos dos conceitos apresentados, portanto acima de tudo precisa de um trabalho forte e acompanhado do departamento de recursos humanos, através de atividades no qual passa a conscientizar os funcionários para essa mudança.

Eduardo Cunha
05/05/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário