quarta-feira, 20 de maio de 2015

Escolha do Modal de Transporte

Uma empresa diariamente necessita atingir de forma rápida, segura e com custo adequado os diversos mercados no seu cenário comercial, visando a sua sustentabilidade e com objetivos de crescimento.

A escolha do modal de transporte de carga a ser utilizado consiste na avaliação que minimizem os custos e mantenham o nível do serviço a ser desenvolvido para o cliente. 

Nesta constante busca que uma organização se aplica em atingir melhores resultados começa-se a pensar em alternativas visando empregar de forma mais adequada à utilização de operações do seu processo logístico como um todo e principalmente em relação ao modo de como seus produtos irão chegar ao seu ponto de destino

Então nos deparamos com a necessidade de tomarmos algumas decisões por vezes complexas em função das possibilidades de combinações que podem ser usadas, onde o exame aprofundado das características e particularidades poderá começar a definir melhor estas alternativas.

Algumas análises são parâmetros fundamentais para aplicação nesse processo decisório onde a localização geográfica das operações é ponto de partida para se criar uma opção ou uma exclusão. 

Dessa forma, começamos a observar a importância da estrutura de transportes em logística juntamente com a infra-estrutura de todo segmento produtivo, afim de que se tenha um crescimento sustentado em bases sólidas, de forma que se possa ser competitivo frente aos principais mercados e concorrentes, como também a importância da adequada utilização dos modais de transporte para melhorar desempenho. 

Observamos os percentuais de ocupação de transportes considerados na matriz de transportes no Brasil definindo os percentuais de utilização dos principais modais: 
  • Rodoviário – 60,49% 
  • Ferroviário – 20,86% 
  • Aquaviário – 13,86% 
  • Dutoviário – 4,46% 
  • Aeroviário – 0,33%
Fonte: AET – 2001/GEIPOT
No Brasil, esta matriz possui distorções consideráveis quanto à capacidade de competição da alternativa de modais de menor custo como o ferroviário, por exemplo, se comparada a outros paises com alta eficiência logística, principalmente devido à infra-estrutura existente e a própria regulamentação das legislações internas.

Estudos vem se realizando por áreas ligadas ao Ministério dos Transportes e muitas operações estão em andamento por conta do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), no sentido de criação dos chamados “Corredores Estratégicos de Desenvolvimento” considerando os principais fluxos de carga no Brasil e a atual infra-estrutura existente, estabelecendo com isso, um conjunto de projetos que visa à melhoria de desempenho do sistema de transportes.

Como resultado destes estudos, se obteve uma previsão significativa de alteração da matriz de transporte para o ano de 2015, caso os projetos sugeridos nestes estudos venham a se concretizar, observando que os esforços neste momento focam principalmente o transporte de commodities.

Dessa forma, o modal de transporte mais viável será aquele que permitir uma entrega na porta do cliente a um custo total menor em um tempo adequado, buscando portanto um melhor equilíbrio na relação preço/serviço. 
O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação do Serviço ao Cliente.

Eduardo Cunha
20/05/2015
http://blogdoeduardocunha.blogspot.com.br/






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