O assunto que quero abordar com vocês hoje está relacionado a uma dica profissional, o artigo abaixo foi nos enviado pela nossa leitora Flávia Pupin, e trata de um assunto muito interessante, de quem é a verdadeira culpa quando os funcionários não respeitam o seus chefes.
Por Rita Trevisan e Suzel Tunes, para o site UOL
http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2015/04/16/se-os-funcionarios-nao-respeitam-o-chefe-o-erro-e-dele.htm
Comenta-se neste artigo que, Não ser claro e objetivo ao definir procedimentos é um dos principais erros dos chefes, e ainda completa dizendo que, se as determinações não são cumpridas como deveria, o maior culpado é o próprio chefe, em um diagnóstico simples existem alguns pontos que são observados:
- Despreparo para liderar uma equipe, é um ponto que existe condições de melhorar, a maneira de se liderar uma equipe precisa de continuamente ser aprimorado, com ferramentas de comunicação, o líder precisa saber falar, mas acima de tudo ouvir, os líderes devem saber transmitir mensagens claras, objetivas e coerentes aos seus subordinados.
Podemos destacar ainda outros pontos que podem ser corrigidos facilmente, abaixo iremos comentar os mais comuns:
- 1º erro é: não dar exemplo, como costumo dizer em minhas aulas sobre lideranças e recursos humanos, os funcionários tendem a não seguir as recomendações do chefe quando não sentem confiança nele, isso esta relacionado quando os seus subordinados não sentem a percepção de que o gestor não está praticando aquilo que ele mesmo defende.
Essa conduta cria-se um clima de insegurança entre a equipe, e ainda corre o risco de perder vários ótimos funcionários para o mercado de trabalho, pesquisas mostram que um dos principais motivos de pedido de demissão está relacionado a falta de confiança em seu gestor, por exemplo: Como o chefe quer que seus funcionários cheguem no horário se ele próprio não é o primeiro a chegar.
- 2º erro, não saber ouvir, se as orientações não estão sendo seguidas, é certo que os funcionários não estão sendo ouvidos, passar recomendações aos subordinados e exigir resultados é extramente válido, mas acima de tudo deve-se ouvir os funcionários, suas opiniões, vontades, fazendo com que eles também contribuem para o melhor resultado.
Também reforço em minhas aulas que o feedback é importantíssimo em qualquer ambiente de trabalho, tornando um ambiente saudável e enriquecedor, caso as empresas não tenha um programa de feedback regular e formal, é válido realizar feedback de uma maneira mais informal, ouvindo seus funcionários no dia a dia, durante um café da manhã, o almoço, um lanche da tarde, até mesmo em uma pausa nas atividades, assim o chefe também passa a ter condições de conhecer melhor sua equipe e o perfil de cada colaborador.
- 3º erro, não oferecer desafios a equipe, os gestores deve continuamente desafiar sua equipe, envolvendo-as em novos projetos, as pessoas são guiadas por um objetivo, a desmotivação muitas vezes ocorre por não ter um referencial, o verdadeiro gestor é aquele que atua com a equipe, está sempre presente e não aparece apenas para criticar os resultados.
- 4º erro, desafiar de mais, não existe nada que desmotive uma equipe do que oferecer a elas uma meta impossível de ser cumprida, metas devem ser atingíveis, e também cuidado para não passar uma sobrecarga de trabalho, é extramente desmotivante quando percebe-se do que esta sendo exigido não pode ser feito e não existe espaço para propor mudanças.
- 5º erro, usar sempre o mesmo canal de comunicação, pessoas são diferentes uma das outras, portanto a maneira que as pessoas absorvem informações se diferenciam. umas tem mais capacidade de ouvir, outras de ver e também existem as cinestésicas que precisam de toque para assimilar as informações, portanto os líderes devem saber dosar todos os recursos disponíveis de áudio, visuais e físicos para comunicar com seus colaboradores.
Alguns exemplos são, elementos gráficos, teorias, e também trabalhando com a equipe através de dinâmicas criativas com poder de sensibilizar as pessoas, e o importante é saber que as pessoas vão reagir de maneiras diferentes umas das outras, por essa razão os gestores devem conhecer cada um de seus subordinados para identificar a melhora maneira de comunicar-se com eles.
- 6º erro, não ser claro e objetivo ao definir regras e procedimentos, também reforço isso em minhas aulas que devemos cobrar resultados quando temos a certeza de que todos entenderam as regras, um dos pontos principais é mostrar a importância da norma, e o impacto que isso gera na equipe e consequentemente na empresa, o outro ponto é deixar bem claro os limites entre o que é negociável e o que não é, os gestores devem se preocupar em deixar essas informações claras logo no início.
- 7º erro, não confiar em si mesmo, chefes inseguros criam equipes inseguras, como digo em minhas aulas, os líderes são espelhos, e seus funcionários são o reflexo de suas atitudes, a insegurança, torna o chefe com extremas dificuldades em impor limites, não conseguem dizer o não, achando que esse não trará um relacionamento ruim.
Portanto meus leitores, essa é mais uma #FicaAdica para vocês.
Espero que tenha gostado deste assunto.
Eduardo Cunha
27/04/2015
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