Ser profissional é uma parte importante de se firmar em qualquer empresa ou ambiente de trabalho. No entanto, muitas pessoas desconhecem qual a definição de profissional ou como incorporá-la em seus hábitos regulares de trabalho, ser profissional transmite a ideia de que você é respeitável.
Toda empresa tem colaboradores com comportamentos distintos: o expansivo e brincalhão, que costuma ganhar a simpatia de todos; o mais acomodado, sempre levando as piores broncas; o líder natural, focado em resultados e objetivos; o calado e introspectivo, às vezes surpreendente na execução de determinadas tarefas. Enfim, inúmeros tipos de personalidades que, quando combinadas, podem fazer maravilhas pelos resultados e faturamentos de um empreendimento ou arruiná-lo.
Etiqueta:
Conjunto harmonioso de regras de boas maneiras, normas, hábitos, atitudes e gestos que resultam no comportamento das pessoas em eventos oficiais ou não.
Boas maneiras e bons costumes:
Facilita o convívio entre as pessoas por meio de comportamento adequado a cada ocasião e cerimônia, dando segurança aos anfitriões e aos convidados.
Concentra-se no comportamento dos anfitriões e convidados.
Conjunto harmonioso de regras de boas maneiras, normas, hábitos, atitudes e gestos que resultam no comportamento das pessoas em eventos oficiais ou não.
COMPORTAMENTO E POSTURA PROFISSIONAL
- Ajuda você em seus relacionamentos pessoais, sociais e profissionais.
- Faz você ser e parecer bem-educado.
- Ajuda a conquistar e manter clientes.
- Ajuda a ser um líder.
- Torna você bem-vindo aonde quer que chegue.
- Dá ferramentas para trabalhar em equipe.
- Ajuda a fazer bons negócios no mundo todo.
- Dá segurança em ocasiões cerimoniosas.
- Faz a sua vida mais leve.
SER BEM EDUCADO É ...
- Praticar boas maneiras no cotidiano;
- Saber se relacionar com as pessoas e conquistar sua cooperação;
- Respeitar as diferenças entre as pessoas;
- Ser capaz de escolher o comportamento certo para cada ocasião, usando sempre o bom senso;
- Saber que uma imagem pessoal bem cuidada abre as portas para o sucesso;
- Prezar pela pontualidade em todos os compromissos;
- Saber encantar seus clientes internos em suas relações profissionais;
- Fazer críticas produtivas e construtivas;
- Fazer com as reuniões sejam absolutamente produtivas;
- Saber tirar proveito da cortesia e da gentileza ao usar o telefone;
- Usar o telefone celular sem ser inconveniente;
- Saber se apresentar e apresentar as pessoas corretamente umas as outras;
- Respeitar a convivência em espaços públicos como: cinemas, escadas, rua, elevador, bancos......;
- Conhecer a importância dos cartões de visita e saber como usá-los;
- Saber escolher o traje correto para todas as ocasiões;
- Demonstrar total elegância nos modos à mesa num almoço ou jantar de negócios;
- Zelar pela imagem e reputação da empresa em congressos, feiras e convenções;
- Saber proceder em comemorações internas da empresa;
- Comportar-se corretamente quando se hospedar em hotéis;
Eduardo Cunha
22/04/2015
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