Hoje quero comentar um assunto interessante com vocês leitores, vamos falar de Preço, você já parou para se perguntar Quanto quero pagar por um determinado produto ?
Antes de começar o assunto vamos entender na teoria o que significa Preço, na economia, contabilidade, finanças e negócios, o preço nada mais é do que um valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, a um serviço ou até mesmo a um determinado patrimônio. Este conceito é bem amplo quando discutido na microeconomia, aonde é uma das variáveis mais importantes na teoria de alocação de recursos, que em outras literaturas podemos chamar de Teoria dos Preços.
O preço mesmo sendo o fator preponderante, é importante destacar que existe vários outros aspectos para que o cliente chega a decisão de compra. outros aspectos que podemos destacar é a qualidade da mercadoria ou serviço, a confiabilidade, também importante dizer o prazo de entrega, e não podemos esquecer de comentar que o comprador sempre toma como base o preço da última negociação, não querendo saber se a inflação é outra, ou até mesmo que essa mercadoria sofreu algum reajuste naturado de acordo com a economia.
Em administração de Marketing, preço é uma das quatro variáveis no Composto Mercadológico, o chamado MktMix que os mercadólogos usam para desenvolver um plano, conforme já comentado acima estudos compravam que 14% dos consumidores decidem suas compras levando em consideração exclusivamente o preço.
Valor Percebido pelo Cliente
A percepção de preço muitas vezes ultrapassa a questão de valor, e sim incorpora aspectos como à qualidade, confiabilidade, durabilidade, assistência técnica e segurança no prazo de entrega. A urgência no recebimento de um determinado produto pode influenciar a um cliente pagar por um preço superior, quando o problema da falta deste produto irá ocasionar problemas mais graves, como por exemplo a parada em uma linha de produção. Caso o comprador adote comprar um produto mais caro por esses motivos citados, o profissional deve documentar essa decisão.
Formação do Preço de Venda (Markup)
O preço de venda nada mais é do que um valor que deve sempre cobrir os custos direto do produto ou serviço, também deve cobrir as despesas variáveis como os impostes, comissões pagas aos vendedores, e outras variáveis, também as despesas fixas proporcionais, como por exemplo o aluguel do estabelecimento ou indústria, água, luz, telefone, salários, pró-labores e outros, e ainda sobrar um lucro líquido adequado.
Para fecharmos este assunto fica claro então que o preço não necessariamente é um fator primordial para que o cliente compre um determinado produto, e sim nos dias de hoje os clientes cada vez mais exigentes estão analisando como um todo para assim decidir se compra por este produto ou serviço, muitos avaliam a qualidade, outros prazo de entrega e também até condições de pagamento.
Curiosidade: Tabela de Preços no Brasil
No Brasil, desde a Constituição Federal de 1946 (artigo 148) existe a preocupação com o "abuso econômico" e a possibilidade de "repressão" por parte do Estado que acabou por ser regulada pela Lei Antitruste (nº 4.137 de 10.09.1962). A Lei dos Crimes contra a Economia Popular (nº 1.521 de 26.12.1951) dispunha como tal a venda ou oferecimento ao público de preço superior ao tabelado (artigo 2º, Inciso VI). A lei foi usada contra aqueles que desrespeitaram também o "congelamento de preços", instituido pelos planos econômicos a partir do Plano Cruzado de 1986.
Eduardo Cunha
07/04/2015
http://blogdoeduardocunha.blogspot.com.br/
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