terça-feira, 7 de abril de 2015

O real valor percebido pelo Cliente

Hoje quero comentar um assunto interessante com vocês leitores, vamos falar de Preço, você já parou para se perguntar Quanto quero pagar por um determinado produto ?

Antes de começar o assunto vamos entender na teoria o que significa Preço, na economia, contabilidade, finanças e negócios, o preço nada mais é do que um valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, a um serviço ou até mesmo a um determinado patrimônio. Este conceito é bem amplo quando discutido na microeconomia, aonde é uma das variáveis mais importantes na teoria de alocação de recursos, que em outras literaturas podemos chamar de Teoria dos Preços.

O preço mesmo sendo o fator preponderante, é importante destacar que existe vários outros aspectos para que o cliente chega a decisão de compra. outros aspectos que podemos destacar é a qualidade da mercadoria ou serviço, a confiabilidade, também importante dizer o prazo de entrega, e não podemos esquecer de comentar que o comprador sempre toma como base o preço da última negociação, não querendo saber se a inflação é outra, ou até mesmo que essa mercadoria sofreu algum reajuste naturado de acordo com a economia.

Em administração de Marketing, preço é uma das quatro variáveis no Composto Mercadológico, o chamado MktMix que os mercadólogos usam para desenvolver um plano, conforme já comentado acima estudos compravam que 14% dos consumidores decidem suas compras levando em consideração exclusivamente o preço.


Valor Percebido pelo Cliente

A percepção de preço muitas vezes ultrapassa a questão de valor, e sim incorpora aspectos como à qualidade, confiabilidade, durabilidade, assistência técnica e segurança no prazo de entrega. A urgência no recebimento de um determinado produto pode influenciar a um cliente pagar por um preço superior, quando o problema da falta deste produto irá ocasionar problemas mais graves, como por exemplo a parada em uma linha de produção. Caso o comprador adote comprar um produto mais caro por esses motivos citados, o profissional deve documentar essa decisão.


Formação do Preço de Venda (Markup)

O preço de venda nada mais é do que um valor que deve sempre cobrir os custos direto do produto ou serviço, também deve cobrir as despesas variáveis como os impostes, comissões pagas aos vendedores, e outras variáveis, também as despesas fixas proporcionais, como por exemplo o aluguel do estabelecimento ou indústria, água, luz, telefone, salários, pró-labores e outros, e ainda sobrar um lucro líquido adequado.

Para fecharmos este assunto fica claro então que o preço não necessariamente é um fator primordial para que o cliente compre um determinado produto, e sim nos dias de hoje os clientes cada vez mais exigentes estão analisando como um todo para assim decidir se compra por este produto ou serviço, muitos avaliam a qualidade, outros prazo de entrega e também até condições de pagamento.


Curiosidade: Tabela de Preços no Brasil

No Brasil, desde a Constituição Federal de 1946 (artigo 148) existe a preocupação com o "abuso econômico" e a possibilidade de "repressão" por parte do Estado que acabou por ser regulada pela Lei Antitruste (nº 4.137 de 10.09.1962). A Lei dos Crimes contra a Economia Popular (nº 1.521 de 26.12.1951) dispunha como tal a venda ou oferecimento ao público de preço superior ao tabelado (artigo 2º, Inciso VI). A lei foi usada contra aqueles que desrespeitaram também o "congelamento de preços", instituido pelos planos econômicos a partir do Plano Cruzado de 1986.

Eduardo Cunha
07/04/2015
http://blogdoeduardocunha.blogspot.com.br/

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