Remuneração devida pelo fretador ou expedidor de mercadorias em consequência do transporte por navio, carro ou qualquer outro veículo. Fazer (um) frete, desempenhar uma incumbência ou fazer entrega de alguma coisa. Frete a pagar, quando o expedidor deixa o pagamento do transporte por conta de quem vai receber o que é transportado.
Em Logística comentamos que Frete é o preço que se paga pelo uso ou pela locação de qualquer tipo de transporte, tanto um caminhão, carro, trem, navio ou avião, que são utilizados nas modalidades (rodoviário, marítimo, ferroviário e aéreo), pertencente a outro, este valor irá depender do tipo de carga, modo que será transportado, do peso, volume da carga e da distância que haverá esse transporte, saindo de um ponto de origem a outro ponto de destino.
Comentamos que afretamento é um contrato mediante o qual o proprietário (fretador) de um meio de transporte, mediante a um preço previamente estipulado (frete), compromete-se a cedê-lo, parcial ou totalmente, a outro (afretador) para o transporte de mercadorias ou de outros objetos e equipamentos.
Portanto é valido reforçar que, O valor depende do produto, como por exemplo: (peso, dimensões, fragilidade, local de origem), o custo do frete leva uma parcela bastante significativa no preço do final do produto.
Em contratos comerciais a contratação e ou pagamento deste frete pode ser de responsabilidade de quem está vendo a mercadoria, ou daquele que está comprado, esse acordo é trato comercialmente em duas categorias:
- FOB, que do Inglês significa (Free On Board), transporte e seguro por conta do comprador, em português a tradução é "livre a bordo", ou seja, quando o fornecedor se responsabiliza via contrato pela mercadoria até a hora em que ela é entregue, na data e hora, ao entregador escolhido pelo comprador, este valor não faz parte do orçamento do fornecedor e deverá ser calculado pelo comprador de acordo com o serviço de frete que escolheu. (em resumo: o comprador assume todos os riscos e custos
- CIF, que em Inglês significa (Cost, Insurance and Freight), transporte e seguro por parte do fornecedor, em português a tradução mais correta é "custo, seguro e frete", quando o fornecedor (exportador) se responsabiliza pelo frete e seguro da mercadoria, e cabe a ele fornecer uma guia para que o comprador (importador) possa resgatar o produto perante o entregador. (em resumo: o fornecedor é responsável por todos os custos e riscos)
Então reforço que essas categorias vem de sua dependência nos transportes marítimos, que assim é utilizado em todas as modalidades de transporte logístico, o significado portanto está relacionado com o pagamento de frete no transporte "marítimo" de mercadorias, são utilizadas para distinguir dentre comprador e fornecedor, quem arca com os custos do frete, ou seja, quem suporta os custos e riscos do transporte.
Eduardo Cunha
10/04/2015
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