quarta-feira, 3 de junho de 2015

Risco País ou Risco Brasil

Meus amigos leitores, na atual situação econômica em que nosso país está vivendo, a todo momento os noticiários falam sobre, aumento do dólar, inflação, risco país, o Brasil em risco, ou seja, fatores no qual indica que nossa economia não está indo bem, aproveitando esse assunto, hoje vamos comentar sobre Risco Brasil, qual o significado desse termo.

Risco País ou Risco Brasil, É um indicador utilizado nos países emergentes e que tenta definir o grau de instabilidade econômica do país;



Indica aos grandes investidores de fora como anda nossa economia e qual o “perigo” de se investir no Brasil, levando em consideração quanto MAIOR for esse índice, MENOR será a capacidade do país de captar investimento de fora, em contrapartida, quanto menor o índice, maior a atração aos investidores que injetam dólares em nossa economia e assim,

Usamos como exemplo à lei - oferta e procura: com mais dinheiro na economia, o dólar tende a baixar, e assim a influência do governo neste fator é primordial para o sucesso da economia de um país, falando sobre o Brasil, quando o governo brasileiro, ao perceber uma oscilação muito grande da moeda americana, interfere no mercado tentando manter a moeda estabilizada e nosso real desvalorizado, Essa medida é tomada para tornar os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional.
Uma vez que o Brasil, por não possuir um mercado interno forte, depende muito das exportações e importações que impulsionam o crescimento, e geram emprego e renda.
E quem ganha e quem perde com o Dólar baixo: A queda do dólar em relação ao real tem prejudicado dois grupos de empresas no Brasil:
  • As que são voltadas para as exportações: 
  • E as que atuam no mercado interno e sofrem com a concorrência do produto importado:
O que acontece: O real valorizado deixa os produtos brasileiros mais caros no mercado internacional, o que reduz a competitividade em relação aos artigos de outros países, especialmente da China.

As empresas que atuam no mercado interno acabam sendo prejudicadas pela maior entrada de produtos importados no país, onde os consumidores podem optar por produtos de outros mercados que ofereçam preços mais competitivos.

Já com o Dólar alto : O aumento do dólar prejudica as empresas que atuam com importação e com o mercado interno, As empresas do mercado interno são prejudicadas, pois equipamentos eletrônicos e bens duráveis ficam mais caros, porque geralmente possuem em seus produtos matérias-primas ou componentes importados. As empresas que atuam no comércio internacional são afetadas diretamente pela alta do dólar.

Com o aumento do dólar os commodities começam a subir e demais itens, como combustíveis e alimentos, também sofrem essa influência, impactando diretamente na inflação, ou seja, “dólar subindo é mais inflação, dólar caindo é risco de desindustrialização”.


Portanto espero poder ter ajudado um pouco sobre esse assunto, caso tenham algumas dúvidas, pode nos mandar um e-mail para que podemos sanar essas suas dúvidas.

Eduardo Cunha
03/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário